- Área: 200 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Jacopo Mascheroni
-
Fabricantes: Acqua Risolta
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Residência Montebar é uma casa de madeira pré-fabricada que encontra-se em um ponto panorâmico com vista para os alpes suíços, em uma posição privilegiada com a luz do sol durante as quatro estações do ano.
O projeto foi criado a partir do código de construção local, que impõe que cada casa tenha o telhado cinza escuro e inclinado para uma melhor integração com o meio ambiente. A partir desta restrição, a ideia se tornou uma solução homogênea utilizando o mesmo material para o telhado e fachadas, a fim de criar um aspecto monolítico, como uma pedra na paisagem.
A única exceção é a fachada sul, de frente para o vale, que oferece uma espetacular vista de 180 graus, que inclui a área de estar e se dobra criando um espaço aberto para ser usado nos meses mais quentes.
A casa foi colocada na beira de uma encosta com vinhedos a poucos metros abaixo e ao redor. Ela foi construída com elementos pré-fabricados de madeira e isolamento térmico, ideal para este tipo de clima. Toda a estrutura foi montada em poucos dias. O material do revestimento externo é uma fachada ventilada com porcelanato e um sistema de fixação invisível. Para completar a eficiência energética da casa, a fachada de vidro da sala de estar tem uma parede de cortina com perfis horizontais de alumínio. As outras janelas têm um perfil de alumínio com vidro triplo isolante.
Grande parte da fase de concepção foi investigando várias opções para o revestimento exterior, a fim de alcançar superfícies niveladas e obter uma forma pura e simples. Cada face do envelope foi concebido telha por telha, com um padrão dinâmico composta com três formatos diferentes.
O mesmo porcelanato foi aplicado nas persianas para corresponder e alinhar com o padrão da fachada quando elas estão fechadas. O telhado de seis águas se direciona à montanha e foi calibrado para ter a face maior com a mesma inclinação da montanha, para uma melhor integração com a paisagem.
Foram adotados elevados padrões de economia de energia para manter baixos custos de manutenção durante as quatro estações. Além da fachada de alto desempenho, o piso aquecido é alimentado por uma bomba elétrica e toda a iluminação é com luzes led. O resfriamento durante os meses de verão acontece por ventilação natural, com o ar mais frio que sobe do riacho, no lado ocidental, cruzando toda a casa. A casa possui uma área de estar no lado sul, três dormitórios, uma sala de estudos, dois banheiros, uma lavanderia, e um depósito e é organizada em um nível, exceto os dois dormitórios das crianças, que possuem altura dupla e têm um loft com cama e televisão.